Logic Fábrica de Software

As tendências que podem mudar o mundo nos próximos anos

A constante evolução da tecnologia e sua presença cada vez mais fundamental no dia a dia das pessoas irá criar novas formas de produzir e consumir serviços e produtos. Atualmente é possível acessar qualquer tipo de demanda em qualquer lugar do mundo. Por isso é importante saber como se preparar para essa realidade onde tudo acontece aqui e agora. Confira algumas tendências que prometem mudar o mundo nos próximos anos de acordo com estudo recente, o Next5:

Tecnologia a serviço das pessoas

A tecnologia proporcionou mudanças que transformaram o mundo e dessa forma ela também oferece soluções. Áreas como a psicologia e sociologia estão cada vez mais integradas com serviços tecnológicos, permitindo realizar análises dos dados com a compreensão humana, identificando exatamente aquilo que o usuário pensa, seus objetivos, gostos pessoais etc, e através disso criar estratégias que podem explorar esses sentimentos.

Já é frequente o uso de big data para coletar os mais diferentes dados relacionados a uma pessoa e unificá-los, criando uma combinação inteligente capaz de entender o seu comportamento em diversos setores. É preciso estar atento na forma de abordagem para adquirir esses dados, afinal os consumidores não querem que suas informações sejam coletadas a qualquer momento para se tornarem ferramentas de manipulação posteriormente.

O Apple Magic Souce é um aplicativo que prevê traços psicológicos de uma pessoa baseado no seu comportamento dentro das redes sociais. Dados como esse são fundamentais para que as empresas possam planejar suas estratégias e atingir de forma eficaz o público definido. Assim, é possível usar esse tipo de serviço para ofertar aquilo que esteja realmente alinhado com o consumidor, sem que ele se sinta manipulado.

Mobile é fundamental

Segundo a Business Insider, entre 2015 e 2020 serão gastos 2.5 trilhões de dólares com desenvolvimento de aplicativos e quase 1 trilhão de dólares serão destinados em segurança. São serviços tecnológicos que estão cada vez mais em ascensão alinhados diretamente com o crescimento do setor digital. Serviços prestados em tempo real e sob demanda serão cada vez mais frequentes e é exatamente isso que o consumidor exige.

 

Ter ou experimentar?

A valorização dos bens estão com os dias contados. As pessoas estão preferindo cada vez mais usar o dinheiro para vivenciar novas possibilidades e não necessariamente para adquirir coisas, ainda mais de altos valores. Apenas 11% das pessoas da geração Y acreditam que ter muito dinheiro é a definição de sucesso.

A aquisição de produtos ou bens será mais limitada, visto que 81% das pessoas em geral concordam que é mais barato compartilhar bens do que adquirí-los individualmente e 76% acreditam que isso é melhor para o meio ambiente. Já existem plataformas como a Lumoid que permitem aluguel de eletrônicos, uma adaptação de mercado desta tendência, assim como o Uber. É o novo posicionamento da sociedade criando novas formas de negócios.  

 

Sociedade Fluida

A sociedade passa pelo momento mais individualista da sua história, em um cenário de instabilidade onde a flexibilização é essencial. As formas tradicionais de trabalho dão lugar às novas possibilidades. O jovem que não se identifica com as políticas das empresas, acaba criando o seu próprio negócio. Consequentemente, para atingir esse tipo público é necessário mudar a forma antiquada de abordagem.

Dessa forma, surgem projetos como o Peers, uma plataforma que ajuda pessoas a monetizar seus bens, habilidades profissionais e até hobbies. Há também o 99freelas, que conecta profissionais liberais a empresas que tenham interesse em seus serviços.

 

O fim dos estereótipos

As divisões feitas entre idade, sexo, localização e renda não serão mais adequadas para mapear padrões de consumo. Em 2015, 73% das pessoas que participaram de um curso de programação na Biblioteca Pública de Nova Iorque eram mulheres. Já no Reino Unido, a maioria dos gamers são do sexo feminino. As empresas terão que repensar em como irão ofertar seus produtos para nichos específicos sem propagar estereótipos.

A Netflix, um dos maiores serviços de streaming do mundo, já faz essa análise de dados mais elaborada há algum tempo. Seus algoritmos vão além da divisão por dados demográficos, eles realmente entendem e conhecem os hábitos dos seus clientes. Assim, de acordo com o comportamento do usuário dentro da plataforma, é possível recomendar o estilo de filme ou série que mais combina com ele.  

Essas tendências proporcionam um entendimento melhor sobre o que esperar para os próximos anos, vendo a sociedade como um todo, com a possibilidade de se adiantar e se preparar para o que está por vir. Compreender o consumidor e como ele se comporta é essencial para usar melhor a tecnologia a seu favor, se adaptando às novidades.

 [:]