Menu

Crescimento nas vendas de robôs industriais revolucionam o mercado

A presença da tecnologia nos meios industriais está transformando esses ambientes e automatizando muitos processos que costumavam ser manuais. Essa revolução promete ir ainda mais adiante, facilitando em diversas áreas diferentes que podem se beneficiar com a evolução das máquinas e a aquisição de robôs industriais.

Por conta disso, a venda de robôs industriais está batendo recordes a cada ano. A promessa de otimização conquista novos adeptos a todo o momento, assim o setor industrial está caminhando para uma grande automatização de grande parte dos seus processos.

Segundo dados divulgados pela Federação Internacional de Robótica, somente no ano de 2017, cerca de 380 mil robôs industriais foram comercializados em todo o mundo. É um recorde de vendas deste tipo de produto, com um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Seguindo esta projeção, a previsão é de que até 2020, cerca de 3 milhões de máquinas estarão em operação.

Setores que utilizam os robôs industriais

O setor automotivo é o que mais utiliza essas máquinas, com cerca de 125 mil robôs comercializados. Em seguida no ranking, há os setores de eletrônica, metalúrgico, químico e alimentação.

No Brasil, ainda este conceito não está amplamente difundido, mas as grandes corporações já estão mais adiantadas na adoção de diversos tipos de máquinas, visando a automação de alguns processos da indústria, o que as beneficia com todas as vantagens de utilizar as melhores tecnologias para a empresa.

A introdução de robôs industriais nas fábricas muda a dinâmica de trabalho que era adotada até então e abre espaços para novas tecnologias como a Internet das Coisas, automatizando ainda mais diversas funções e facilitando o dia a dia nas tomadas de decisões.

Ainda há muito para aprender e entender no processo de inclusão dessas máquinas, principalmente no Brasil, mas uma coisa é certa: as novas tecnologias estão revolucionando não somente as indústrias, mas o dia a dia das pessoas.