Menu

Empresas que estão se consolidando em transformação digital

A transformação digital promete revolucionar diversos setores em todo o mundo com a mudança na forma de gerir os negócios, explorando cada vez mais todos os tipos de tecnologias disponíveis para otimizar diversos processos e automatizar funções.

Alguns setores como os midiáticos e telecom já estão aplicando a transformação digital em seu dia a dia, segundo um estudo realizado pelo E-Consulting Corp. O levantamento avaliou os principais veículos midiáticos nacionais e algumas empresas de telecomunicações do país.

A transformação digital nas empresas

O objetivo do estudo era entender quais empresas já estavam mais consolidadas quando o assunto é transformação digital e descobrir quais delas estavam usando esta prática em modelos de gestão e estratégias externas que podem melhorar a experiência de seus usuários.

Na prática, a E-Consulting mediu como essas empresas usavam as tecnologias de forma inteligente em uma escala de 0 a 5. Segundo Daniel Domeneghetti, CEO da E-Consulting e porta-voz da pesquisa, a proposta era identificar quais veículos e empresas de telecomunicações seguiram a jornada digital, indo além da criação de bots no atendimento ao cliente, por exemplo.

A partir destes pontos analisados, a pesquisa traz a Netflix como a empresa que mais possui elementos ligados à transformação digital, obtendo 4.4 pontos no ranking. Logo em seguida, aparecem: UOL (4,12); TV Globo (4,02), Vivo (3,96 ), NET / Claro (3,94 ); Sky (3,71); Telefonica (3,54); TIM (3,39 ); Rede TV (3,32 ); Record (3,29); Nextel (3,28) e Bandeirantes (3,01).

As metodologias utilizadas para captar as informações foram através de enquetes on-line, cliente oculto, análise das mídias sociais, entrevistas com executivos e clientes, entre outros.

O resultado do estudo mostra que as empresas dos setores analisados estão implementando a transformação digital na gestão como um todo, abrangendo tanto processos internos quanto o resultado final para o cliente. É esperado que cada vez mais isso se torne comum em todos os setores.