IIoT ainda não é uma realidade no Brasil

A IIoT (Internet Industrial das Coisas) auxilia na automatização dos processos internos de uma empresa usando tecnologias emergentes como Internet das Coisas, Inteligência Artificial, entre outros. No Brasil, a estimativa é que até 2027 cerca de 22% das indústrias já tenham adotado esses recursos, mas atualmente a realidade ainda está um pouco distante.

Um estudo recente da Associação Brasileira de Internet Industrial realizado com 84 indústrias de manufatura mostrou que 65% delas ainda não possuem nenhum recurso atrelado à IIoT e somente 22% já ouviram falar da tecnologia, mas não entendem muito bem quais seriam seus benefícios para o cotidiano da corporação. Cerca de 45% das empresas entrevistadas não pretendem implementar nenhum tipo de projeto relacionado à Internet Industrial das Coisas.

Apesar desse atraso por parte das empresas que não estão preparadas ainda para essa mudança, mesmo considerando que as vantagens da produção inteligente sejam atrativas, o mercado de IIoT faturou cerca de US$1,35 bilhão em 2016. Por outro lado, 19% das empresas que participaram do estudo já pretendem implementar recursos de Internet Industrial das Coisas ainda este ano e esse número subirá para 23% em 2019.

A resistência com relação a implementação desta tecnologia pode ser referente à falta de difusão do assunto no meio empresarial. Ainda que a Internet Industrial das Coisas esteja sendo discutida em diversos locais, nem sempre a informação chega no destino principal: as pessoas que podem elaborar melhor essa ideia internamente nas corporações.

É necessário analisar a viabilidade de um projeto com a Internet Industrial das Coisas, mas é fato que a empresa que adotar esta tecnologia irá se destacar entre as demais, além de aumentar a sua produtividade e processos internos.  [:]