Menu

Investimentos em TI vão aumentar em 2019

Os investimentos em TI seguem aumentando ano após ano por conta das novas tecnologias que possibilitam mudanças em diversas áreas dentro das corporações. Com essas oportunidades, as empresas pretendem investir na área com o intuito de modernizar seus processos.

A estimativa, segundo o Gartner, é de que os gastos mundiais com tecnologia da informação chegue a US$3,8 trilhões, com um aumento de 3,7% em relação ao ano de 2018. O principal serviço com maior número de investimento é Software as a Service (SaaS), impulsionando o crescimento de softwares empresariais e tradicionais como o CRM, visando melhorar a experiência de seus clientes.

Agora, quando falamos de software em nuvem, este dado salta para um crescimento de 22% no próximo ano em relação a 2018. Dentro desta categoria, os serviços que mais se destacam são segurança e privacidade, funcionalidades que se tornaram essenciais para evitar o roubo de dados da empresa.

Além disso, a expectativa é de que os sistemas de data-center cresçam cerca de 6%, consequência do aumento na implementação de servidores no último ano. É uma outra frente que promete bons investimentos.

Crescimento nos investimentos em TI

Abordando o setor de Tecnologia da Informação como um todo, a categoria que mais irá crescer é a de serviços, com previsão de investimento de US$1 trilhão no próximo ano, um aumento de quase 5% em relação a 2018.  Em um estudo recente, 46% das organizações afirmaram que os serviços de TI faziam parte de sua abordagem para otimização de custos, o que pode ser uma justificativa plausível para este aumento no investimento.

Os dados mostram um crescimento positivo neste mercado, um reflexo da mudança dentro das empresas que estão apostando nas novas tecnologias disponíveis para aumentar a produtividade e oferecer um serviço melhor para seus clientes. A tendência é que continue desta forma pelos próximos anos, com mais automatizações dentro das corporações, o que demanda mais serviços relacionados à Tecnologia da Informação.