Menu

O que é teste de software?

O processo de construção de um software envolve diversas etapas para que o resultado final seja entregue com excelência. Uma dessas etapas é justamente o teste de software que tem o objetivo de verificar se o sistema está operando corretamente em todos os cenários possíveis.

A função do teste de software é checar todas as funcionalidades do sistema que foi desenvolvido, evitando ao máximo a existência de defeitos no software que será entregue ao cliente.

Quais são os tipos de teste de software?

O teste da caixa branca analisa os aspectos internos do programa, com o objetivo de colocar à prova o seu código, já que o mesmo pode possuir partes que nunca foram testadas anteriormente.

Já o teste da caixa preta não foca o código, mas sim nas entradas e saídas do software. Os requisitos funcionais desempenhados pelo sistema são avaliados, considerando sempre a especificação de cada programa.

Há também o teste de regressão, que cobre tanto as novas implementações como as funcionalidades legadas, garantindo que não haja “quebra” de código, ou seja, que funcionalidades antigas não sejam impactadas por alterações recentes!

O teste unitário é realizado em cada parte específica do código, verificando se cada unidade está funcionando corretamente mesmo de forma isolada.

O teste de integração visa validar se todos os módulos do sistema estão operando corretamente, conforme previsto.

Há o teste de carga que analisa o volume de informações que o software suporta, quantidade de tráfego, e demais funções neste sentido.

No processo de desenvolvimento da Logic Fábrica de Software existem várias etapas e testes de software, visando proporcionar maior confiabilidade para seus clientes e garantindo o funcionamento do sistema conforme planejado.