Logic Fábrica de Software

O uso de dados na criação de estratégias

Para criar estratégias mais assertivas, é necessário ter um embasamento sólido no uso de dados sobre aquilo que se planeja. Com uma rede digital cada vez mais abastecida de informações, os dados exercem um papel imprescindível: fornecer o que é preciso para chegar a conclusões que possam ser benéficas para a empresa a curto, médio e longo prazo.

Uma pesquisa realizada pela Experian com quatro países, incluindo o Brasil, mostra que 91% das empresas entrevistadas já usam os dados para a definição de planos em seus negócios. A estimativa é de que as informações coletadas cresçam cerca de 30% até o ano de 2025.

Empresas de cartões de crédito usam os dados de seus usuários para traçar perfis de consumo diferentes e oferecer serviços compatíveis com cada um deles. Serviços públicos usam dados captados por câmeras de segurança para orientar políticas de trânsito. Os dados são a chave para tudo.

A cada ano, cada vez mais as empresas apostam na análise de dados, que deixa de ser uma função exclusiva do setor de TI e passa a ser de responsabilidade e conhecimento de toda a corporação.

As novas tecnologias como Inteligência Artificial e Internet das Coisas usam os dados constantemente em suas operações para obter sucesso no momento da execução, então é necessário destacar os benefícios e analisar as informações coletadas.

Uma preocupação que deve ser constante é com relação à segurança desses dados, com o intuito de que o acesso seja somente de quem for autorizado. Segundo uma pesquisa de 2015 realizada pelo ESET, cerca de 65% das corporações de pequeno e médio porte foram vítimas de ações criminosas para roubo de dados na internet.

As empresas podem investir em especialistas na área como os cientistas de dados, que vão dar todo o suporte necessário para realizar a análise e compartilhar com o restante da equipe para avaliar as próximas estratégias a serem adotadas.

É essencial aprender a analisar o uso de dados de forma que se extraia o máximo de informações possíveis, assim a empresa pode criar estratégias assertivas seguindo os direcionamentos apontados pelo uso de dados, crescendo sempre mais em seu segmento.[:]