Menu

Scrum: aumente a sua produtividade em 2019

A metodologia Scrum vem ganhando força entre os ambientes empresariais na atualidade. Não é para menos, seus benefícios são muitos e contribuem para que o gerenciamento dos seus projetos seja feito de maneira mais ágil e otimizada, aumentando significativamente a produtividade.

Já falamos em outro artigo do nosso blog sobre a definição da metodologia e você pode conferir a íntegra do conteúdo clicando aqui. Hoje, queremos conversar com você que quer alavancar a sua produtividade em 2019, inspirando-se nas técnicas do Scrum. Vamos lá?

 

Como começar?

Para alcançar novos resultados, precisamos implementar diferentes ideias. E não existe época melhor para renovar os planos do que o início de um novo ano. Quando olhamos para as técnicas do Scrum, podemos extrair grandes ensinamentos para aplicar em nosso dia a dia, seja no campo profissional ou pessoal:

 

– Visualize o seu projeto

Assim como o Product Owner, tenha bem claro em sua mente a visão do que você quer construir com seu projeto. Com isso, você traça os riscos, benefícios e caminhos necessários para chegar lá com muito mais gana.

 

– Escolha bem o seu time

Tenha ao seu lado pessoas que caminhem em direção ao mesmo objetivo e que reconheçam os seus papéis durante o processo. Com um time produzindo junto de maneira afinada, o sucesso do projeto é uma consequência.

 

– Faça listas

Inspirando-se no Product backlog, faça sempre uma lista detalhada do que precisa ser realizado. Além de ajudar você a organizar todas as tarefas de acordo com as suas prioridades, ainda te dará a sensação de satisfação a cada tarefa concluída.

 

– Faça um Scrum board

Nada melhor que um quadro de fluxo para tornar visível todo o trabalho que está sendo feito, não é? Crie Scrum Board com três colunas: a fazer, fazendo, feito. Este elemento é muito importante para que você acompanhe a evolução do projeto de maneira concreta diante dos seus olhos.

 

– Não ignore os problemas

Vez ou outra, preferimos fechar os olhos para os problemas que aparecem no meio do caminho e acabamos por postergar a resolução para eles. Essa atitude é inimiga da produtividade. Por isso, esteja sempre atento aos problemas e procure maneiras para solucioná-los o mais rápido possível. Assim, seu projeto não sofre consequências e você não fica estagnado.  

 

Esperamos que essas dicas tenham sido inspiração para que seu ano de 2019 seja muito mais produtivo e você alcance as metas que tanto almeja!