A Internet das Coisas é uma tecnologia que permite a conexão e interação entre dispositivos através da internet e suas funcionalidades estão sendo cada vez mais utilizadas em diversos setores. Uma pesquisa aponta que 29% das empresas em todo o mundo já utiliza IoT, esse é um valor expressivo já que em 2013 esse número era de apenas 12%. O crescimento se deve às facilidades que o serviço oferece, melhorando processos e reduzindo custos.
As áreas principais onde a implementação da IoT deve acontecer primeiro são agronegócio, indústria, cidades e saúde. Em cada uma delas, a Internet das Coisas irá facilitar os procedimentos de alguma forma.
No agronegócio, com a adoção de IoT a estimativa é de que a produção nacional aumente cerca de 39 milhões de toneladas até 2030. Com dispositivos conectados que podem monitorar a presença de insetos, o clima e até o solo, os agricultores têm a possibilidade de controlar a produção a longo prazo, tomando as melhores decisões durante o período de plantio.
Na indústria, os benefícios para quem optar por adotar essa tecnologia serão significativos. A Internet das Coisas poderá prever a manutenção de máquinas da linha de produção em tempo real, reduzindo o tempo de inatividade por problemas técnicos, Também será possível acessar remotamente, diagnosticar e monitorar os equipamentos. Além disso, com um controle de estoque mais eficaz, a logística também terá melhorias e a produtividade pode aumentar em até 40%.
A IoT também estará presente nas cidades inteligentes, permitindo o monitoramento de transportes, segurança e até serviços públicos, medindo o consumo de água, eletricidade, gás etc. Todas essas funções poderão ser gerenciadas a partir de dispositivos que estão presentes nesta conexão, criando uma melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Na saúde, a Internet das Coisas será fundamental para ajudar a reduzir em até 30% o risco de doenças crônicas se agravarem, já que o monitoramento constante dos pacientes pode prever essas enfermidades.
Além destes setores citados, o varejo também é beneficiado com o avanço da Internet das Coisas. Em supermercados, por exemplo, sensores usados no gerenciamento de energia podem prever e identificar qualquer tipo de falha que possa causar danos em refrigeradores e consequentemente gerar prejuízo para a empresa, além de inúmeras funcionalidades como o controle de estoque.
Mas a aprovação pelas funcionalidades da Internet das Coisas não vêm somente do setor empresarial. De acordo com uma pesquisa realizada pela WordPlay, os brasileiros em geral estão mais receptivos com relação à IoT, 81% dos entrevistados se sentem confortáveis para usar a tecnologia e acreditam que irá facilitar diversos processos durante a vida. Existe uma infinidade de possibilidades que podem beneficiar diversas pessoas. Controlar a iluminação e som ambiente, carros conectados e outras muitas funcionalidades já estão disponíveis dentro do mercado e podem ser adquiridas.
Dessa forma, é possível afirmar que a Internet das Coisas pode afetar a todos de forma positiva, independente do segmento, suas funcionalidades irão beneficiar o dia a dia e deixar tudo cada vez mais conectado. [:]