Open Source ou Código Aberto em português, faz referência ao código-fonte de um software que pode ser modificado, aprimorado ou inspecionado de diferentes formas pelos desenvolvedores. Diferente do Closed Source, onde apenas a pessoa, equipe ou organização que o criou mantém controle exclusivo para poder modificá-lo, os projetos Open Source possibilitam a adaptação de vários recursos que podem melhorar ainda mais o software.
A principal característica do Código Aberto é ter uma distribuição gratuita com linguagem legível e inteligível para que programadores de todo o mundo possam trabalhar em conjunto a fim de aprimorar e otimizar um software. É um trabalho colaborativo. Além disso, para que seja considerado Open Source, esse software não pode restringir programas complementares que são distribuídos junto com o licenciado.
Muitos desenvolvedores preferem software de Código Aberto porque é possível ter mais controle sobre ele, além de poder examiná-lo para verificar se não está fazendo nada fora do comum. Se estiver, basta ajustar da forma mais apropriada. Os usuários que não são programadores também se beneficiam, já que assim eles podem utilizar esse software para qualquer propósito que desejam e não apenas aquele pré-determinado por quem o restringe.
Outra vantagem principalmente para as empresas é que um software desenvolvido com tecnologias Open Source tem um custo reduzido, mas sem perder a alta performance e qualidade.
O software de Código Aberto mais conhecido popularmente é o Linux, mas existem vários formatos deles para os mais diversos segmentos como finanças, contabilidade, escritórios, ERP, CRM, comunicação, gerenciamento de conteúdo, comércio eletrônico, banco de dados entre outros.
A Logic Fábrica de Software desenvolve projetos com desenvolvimento Open source para Linux, sistema operacional; Jboss, servidor de aplicação Java e PostgreSQL, sistema gerenciador banco de dados objeto-relacional. Para saber mais sobre nossos serviços, basta entrar em contato conosco clicando aqui.[:]