Os assistentes virtuais estão revolucionando a forma como as tarefas são realizadas inclusive nos ambientes corporativos. Assistentes virtuais criados com essa tecnologia podem agregar ainda mais no dia a dia dos colaboradores. Uma pesquisa recente com executivos de 10 países mostra que 95% dos entrevistados acreditam que há muitas vantagens em relação a adoção de AI no cotidiano empresarial.
Uma informação importante é que as principais respostas mostraram que a maioria das pessoas presume um aumento nas vagas de emprego e não o contrário. Além disso, os entrevistados pensam que a AI irá livrá-los de tarefas mais monótonas, possibilitando a dedicação do seu tempo com outras demandas mais importantes e auxiliando em questões como agendar reuniões, digitar e-mails e até tomar notas.
Algumas dessas ferramentas já estão presentes no mercado como o chatbot, um software que permite a interação virtual entre pessoas através de mensagens de textos. Há também os ERP’S Inteligentes que fazem a gestão de recursos de uma empresa, analisando todos os dados coletados e atuando como um mentor virtual para criar soluções inteligentes. Existem softwares que fazem a revisão de documentos legais, poupando tempo de muitos advogados que precisam realizar essa tarefa que consome muito tempo. E por último, a organização de agendas e reuniões que consegue sincronizar os horários disponíveis de todos os participantes e reservar um horário em comum para todos.
Dos brasileiros que já utilizam a Inteligência Artificial no trabalho, 45% são adeptos para criar lembretes, 42% para anotações e textos em geral, 41% para fazer ligações, 40% para dados e eventos e 33% para confirmação de dados. As áreas mais beneficiadas com a adoção de um assistente virtual, segundo os entrevistados, seriam Tecnologia da Informação, Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing e Vendas.
Este cenário deve continuar aumentando de acordo com a popularidade da adoção da ferramenta no cotidiano empresarial, facilitando cada vez mais a execução de tarefas entediantes e permitindo maior tempo livre para demandas realmente essenciais.[:]