Logic Fábrica de Software

Até 2027, 22% das indústrias brasileiras serão digitais

As indústrias brasileiras 4.0 também é conhecida como a 4ª Revolução Industrial, onde mais uma vez o avanço a tecnologia possibilita melhorias dentro das empresas. A Indústria 4.0 tem como característica principal a adoção de ferramentas digitais como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Análise de Dados e até Robótica, tudo isso trabalhando em conjunto para otimizar os processos de produção. A troca de informações entre diferentes tipos de sistemas é fundamental para que a Indústria 4.0 seja uma realidade.

A digitalização da indústria deve atingir cerca de 22% das indústrias brasileiras no prazo de uma década e os dados atuais são de que 9% delas já estão em fase avançada desta mudança. Rastrear e monitorar processos são algumas das novas ferramentas da Indústria 4.0, que permitem a prevenção de manutenção dos equipamentos, evitando grandes pausas e consequentemente possíveis  prejuízos. A redução com custos deste gênero pode chegar a R$35 bilhões ao ano no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

Para iniciar essa implementação, é preciso avaliar qual é o nível de digitalização que as indústrias brasileiras querem chegar, desde a linha de produção até as áreas administrativas. Cada uma deve entender qual a sua necessidade e partir deste ponto na introdução da Indústria 4.0. Ao seguir esse processo, a chance de êxito na transformação digital é muito maior.

A tendência é de que as médias e grandes indústrias brasileiras passem a próxima década se aprimorando e implementando cada vez mais a Indústria 4.0 internamente, para que em 2027 todos os processos já sejam digitais, com dispositivos inteligentes conectados, causando um impacto positivo em todas as áreas da indústria. [:]