A Inteligência Artificial vem ganhando espaço em empresas de diversos segmentos e suas funcionalidades prometem otimizar processos, permitindo que a equipe tenha foco em tarefas estratégicas. Apesar do avanço, nem todos estão preparados para as mudanças que a AI pode trazer: agora é o momento de utilizar essa tecnologia para manter a competitividade no Mercado.
Qualquer tipo de problema previsível com base em um padrão pode ser solucionado através das práticas de aprendizado de máquinas combinadas à Inteligência Artificial. Apesar dos benefícios, uma dúvida pode ser comum: como implementar essa melhoria?
O processo de inserir a AI no cotidiano corporativo pode ser gradual. É possível, por exemplo, começar com pequenos projetos internos, como melhorias em atividades do dia a dia. Após identificar o bom funcionamento dessas aplicações, é hora de aprimorar a ferramenta para que ela possa realizar tarefas mais complexas.
Outro ponto que merece pronta atenção são as habilidades internas da corporação em ciência de dados. Em um segundo estudo realizado pela Gartner, cerca de 53% das organizações possuem uma capacidade de exploração de dados limitada, o que diminui a eficiência do trabalho como um todo. Assim, capacitar a equipe para que esteja apta a lidar com esses avanços também é essencial. Dessa forma, a AI poderá ser uma aliada de seus negócios.
- Tecnologia como ameaça?
A tecnologia como um todo pode ser vista como uma substituição às pessoas, mas não é isso o que acontece na prática. A tendência é que a população opte por aprimorar seus conhecimentos de forma que possa trabalhar em parceria com as tecnologias emergentes. Segundo a Gartner, até 2020, cerca de 20% dos trabalhadores serão dedicados a monitoramento e orientação de redes neurais.
Em um futuro próximo, as novas tecnologias serão aliadas dos homens para os desafios diários, otimizando tempo e diminuindo custos. A sua empresa está preparada para isso?[:]