Logic Fábrica de Software

Conheça a importância da rastreabilidade remota de temperatura para insumos em um hospital

Centros médicos são ambientes que demandam uma atenção especial quando o assunto é a armazenagem, rastreabilidade de temperatura e transporte de insumos. Isso acontece devido à especificidade exigida por estes produtos, afinal, lidar com vidas é um assunto sério. 

Medicamentos, vacinas, fármacos: todos exigem cuidados bastante específicos e dependem de uma gestão de extrema eficiência.

Quando tratamos da área da saúde, em geral, a necessidade da rastreabilidade é ainda mais importante, pois estamos lidando com cargas especiais, como vacinas, amostras biológicas, transplantes de órgãos, etc.  Assim, a importância deixa de ser apenas em busca da ausência de desperdício dos insumos – ainda que se note grande relevância neste aspecto. 

Quais os ganhos da rastreabilidade remota de temperatura para o setor hospitalar?

Falaremos abaixo sobre a demanda de segurança, por lei, que é exigida no setor hospitalar para o transporte e armazenagem de insumos médicos. Além disso, vamos abordar a forma como esse processo requer uma rastreabilidade assistida, ou seja, em tempo real. 

Entretanto, os ganhos para a área da saúde são ainda maiores, uma vez que, acompanhar todo o processo de manejo do produto torna possível melhorar até mesmo os resultados de gestão e credibilidade do centro hospitalar. 

Um aspecto importante é a redução de gastos para a instituição. Isso acontece porque, aplicando a rastreabilidade de temperatura em tempo real, é possível avaliar o fluxo de insumos, necessidade de manutenção de equipamento, exportação de relatórios e evitar perdas. 

Assim, atrelado a este ponto, consegue-se observar uma redução no desperdício de fármacos bem conservados e manipulados da maneira correta, especialmente à medicamentos e matéria-prima vacinal que demandam um cuidado específico.

O que a legislação diz sobre a rastreabilidade de temperatura em hospitais? 

O SNCM – Sistema Nacional de Controle de Medicamentos – é responsável por regulamentar o processo de produção dos medicamentos, acompanhando toda a cadeia de produção: da fabricação até o consumo. 

Junto às exigências especiais do SNCM, a Anvisa determinou novas especificidades que devem ser seguidas à risca, definidas pela RDC nº 157, que estabelece o controle e a implantação das normas. 

Assim, todos os membros participantes da cadeia de produção e distribuição de medicamentos – o que inclui farmácias hospitalares – assumem a obrigação do registro e comunicação de dados referentes aos fármacos. Entre eles, a temperatura.

Por isso, a rastreabilidade passa a ser não só uma demanda de controle e segurança, mas também uma obrigatoriedade exigida pela legislação.

Como a Logic é a solução para o seu negócio?

Sabendo de todas as demandas mencionadas e da necessidade de mercado, desenvolvemos um app conectado a um dispositivo IOT, o Saturno – Monitoramento Online de Temperaturas. Esse sistema capta os dados e os oferece como relatório para o usuário. Esse gadget pode ser instalado em câmaras frias, geladeiras ou qualquer outro equipamento que possui temperatura controlada, quente ou fria. Isso garante todos os quesitos obrigatórios para um monitoramento de qualidade. Esse é o Saturno: seu aliado na gestão de insumos!

O Saturno é um app de rastreabilidade de temperatura, usado em qualquer ambiente que necessite do controle eficaz de produtos, entre eles, o ambiente hospitalar.

Dentre os nossos serviços, oferecemos: 

  • Monitoramento online, 24 horas por dia;
  • Baixo custo;
  • Alertas em tempo real via notificação;
  • Relatórios de temperatura; 
  • Sensores aferidos pelas normas do Inmetro e muito mais! 

Entre em contato com nossa equipe e garanta a qualidade e segurança do seu produto!