Os aplicativos mobile estão em evidência como mais uma ferramenta assertiva que oferece soluções aos consumidores finais. Uma pesquisa da Avazu mostrou que as pessoas instalam cerca de 63 aplicativos por dispositivo, dos mais variados tipos e funcionalidades. No Brasil, existem 54.3 milhões de usuários de smartphones que abrem apps diariamente.
Com o desenvolvimento crescente da tecnologia, novas funcionalidades podem ser utilizadas no desenvolvimento de aplicativos. Um exemplo simples é utilizar recursos do próprio celular como câmera, gravador de voz, reconhecimento de imagem, etc.
De acordo com as tendências que estão surgindo, também será possível ter mais integração com outras tecnologias como a nuvem e a internet das coisas, com a finalidade de sincronizar aplicativos em diferentes dispositivos ou acrescentar mais funcionalidades dentro do app. A segurança no cenário mobile também é primordial, já que cada vez mais aplicativos permitem a realização de compras online.
É necessário estar atento a alguns aspectos no desenvolvimento de um software para mobile. É muito importante que haja um diferencial, já que atualmente existem cerca de 4.2 milhões de aplicativos disponíveis nas principais lojas como Play Store e Apple Store.
O objetivo ao desenvolver um aplicativo mobile próprio para uma marca ou empresa é criar uma aproximação com o seu consumidor, mostrando-se presente em seu dia a dia e facilitando em diversas situações.
Entender quem é esse usuário e do que ele precisa são fatores fundamentais durante o planejamento, isso irá definir qual linha de design e quais funcionalidades estarão presentes, para que seja algo útil e indispensável para ele. Não basta apenas ser um aplicativo, precisa ser desenvolvido especialmente para aquele público. Assim, as chances de fidelização e usabilidade são ainda maiores.[:en]Os aplicativos mobile estão em evidência como mais uma ferramenta assertiva que oferece soluções aos consumidores finais. Uma pesquisa da Avazu mostrou que as pessoas instalam cerca de 63 aplicativos por dispositivo, dos mais variados tipos e funcionalidades. No Brasil, existem 54.3 milhões de usuários de smartphones que abrem apps diariamente.
Com o desenvolvimento crescente da tecnologia, novas funcionalidades podem ser utilizadas no desenvolvimento de aplicativos. Um exemplo simples é utilizar recursos do próprio celular como câmera, gravador de voz, reconhecimento de imagem, etc.
De acordo com as tendências que estão surgindo, também será possível ter mais integração com outras tecnologias como a nuvem e a internet das coisas, com a finalidade de sincronizar aplicativos em diferentes dispositivos ou acrescentar mais funcionalidades dentro do app. A segurança no cenário mobile também é primordial, já que cada vez mais aplicativos permitem a realização de compras online.
É necessário estar atento a alguns aspectos no desenvolvimento de um software para mobile. É muito importante que haja um diferencial, já que atualmente existem cerca de 4.2 milhões de aplicativos disponíveis nas principais lojas como Play Store e Apple Store.
O objetivo ao desenvolver um aplicativo mobile próprio para uma marca ou empresa é criar uma aproximação com o seu consumidor, mostrando-se presente em seu dia a dia e facilitando em diversas situações.
Entender quem é esse usuário e do que ele precisa são fatores fundamentais durante o planejamento, isso irá definir qual linha de design e quais funcionalidades estarão presentes, para que seja algo útil e indispensável para ele. Não basta apenas ser um aplicativo, precisa ser desenvolvido especialmente para aquele público. Assim, as chances de fidelização e usabilidade são ainda maiores.[:]