A adoção de softwares empresariais para otimizar processos internos é uma prática frequente das corporações. Dentre os mais comuns está o ERP corporativo (Enterprise Resource Planning) que, resumidamente, é um sistema de gestão empresarial.
O ERP é responsável por integrar todos os setores de uma empresa através dos seus sistemas, centralizando as informações e fornecendo os dados necessários para a operação de áreas como logística, financeiro, comercial, estoque entre outros, diminuindo os custos com essas operações.
Onde usar o ERP corporativo?
Um exemplo simples e comum é o uso de ERP corporativo para controlar o estoque de acordo com as vendas realizadas. A cada venda, o item em questão tem uma baixa automática no estoque e quando chega uma determinada quantidade mínima, o sistema já sinaliza a necessidade de adquirir mais daquele produto.
As informações são compartilhadas em tempo real no ERP, de forma assertiva para os gestores que acabam tomando decisões com base no que o software apontou.
As vantagens em adotar o ERP corporativo são muitas. Há a redução dos erros operacionais e estratégicos, menor possibilidade de fraudes nos setores de compra e venda, aumento da produtividade de todos os setores envolvidos, organização interna de equipes e processos, controle de estoque e de finanças sempre atualizado entre outros diversos benefícios.
Existem algumas grandes empresas que possuem um software ERP padrão desenvolvido por multinacionais, onde a customização pode não ser tão flexível quanto a necessidade do seu negócio.
Por outro lado, é possível contratar uma fábrica de software, como a Logic, para desenvolver um sistema que se adeque exatamente à sua necessidade, com todos os processos existentes dentro da sua empresa para otimizar ainda mais suas funcionalidades e aumentar a produtividade de toda a equipe. O ideal é escolher qual se adequa melhor ao seu negócio, mas priorizando a qualidade do sistema. [:]