Indústria 4.0 e sustentabilidade: como a tecnologia pode ajudar o meio ambiente

Diante dos últimos e lamentáveis desastres ambientais que têm acontecido no Brasil e no mundo, é inevitável pensarmos em como a tão falada Indústria 4.0 e sustentabilidade podem colaborar para que tais situações se tornem menos recorrentes. A sustentabilidade que buscamos se torna mais viável com as tecnologias e ferramentas oferecidas pela Indústria 4.0? Em que medida esse conjunto de tecnologias, que aumenta a produtividade das empresas e possibilita o aperfeiçoamento constante de seus processos, pode também impactar positivamente o meio ambiente?

 

Indústria 4.0 e sustentabilidade: a tecnologia ao nosso favor 

Gestão de resíduos

A informatização, digitalização e robotização na indústria possibilitam o uso mais racional de matéria prima e a reciclagem das sobras geradas pelos processos. Integrando máquinas e equipamentos em rede é possível acompanhar todas as etapas da produção em tempo real, o que facilita a gestão de todos os resíduos da indústria. Com isso, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), estima que a Indústria 4.0 e sustentabilidade podem gerar uma economia de R$ 73 bilhões ao ano. Provando que é possível unir interesses mercadológicos aos interesses socioambientais. 

 

Responsabilidade

As empresas, em posse de informações que podem colaborar para a melhor sustentabilidade de suas atividades industriais, devem atuar com responsabilidade ambiental. Seus processos, orientados pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, deverão ser analisados e acompanhados constantemente. O aumento da lucratividade deve caminhar ao lado da preservação ambiental: os processos, uma vez aperfeiçoados, com a ajuda da Indústria 4.0, deverão utilizar racionalmente os materiais e gerar cada vez menos gases tóxicos. Quanto aos resíduos, é imprescindível que sejam reciclados em projetos sustentáveis ou encaminhados para mercados de resíduos, que os aproveitam das diferentes formas.

 

Manutenção preditiva

Com o conceito de Indústria 4.0, as empresas conseguem acompanhar seus processos em andamento, através de um sistema que os monitora a todo instante. Através desse monitoramento, é possível identificar possíveis falhas mecânicas e gerar alertas em tempo real para as equipes responsáveis. 

Além disso, o conjunto de tecnologias que compõe esse conceito pode apresentar recomendações de manutenção das máquinas, o que reduz custos – em comparação com os gastos gerados em caso de quebra da máquina – e evita que aconteçam paradas nas linhas de produção. 

A manutenção preditiva, um dos pilares da Indústria 4.0, pode diminuir a ocorrência de desastres ambientais, causados por negligência ao processo de manutenção.

Nós, da Logic Fábrica de Software, podemos ajudar você a implementar as tecnologias da Indústria 4.0 em sua empresa. Somos a primeira parceira homologada da Siemens como MindSphere Partner, o que significa que temos total expertise para oferecer soluções nessa plataforma, baseada na Internet das Coisas.

Entre em contato conosco e saiba mais como podemos ajudar sua empresa.