Logic Fábrica de Software

A Inteligência Artificial irá aumentar a demanda de empregos

A Inteligência Artificial segue transformando a vida das pessoas e o cotidiano das indústrias com suas tecnologias inovadoras. As possibilidades que a AI oferece são incontáveis e por conta disso, é necessário entender cada vez mais quais são as suas funcionalidades e como ela pode auxiliar e otimizar processos.

Consequentemente, com o aumento da demanda desta tecnologia, a estimativa segundo o Gartner é de que em 2020 a Inteligência Artificial mais criará empregos do que eliminará. Obviamente os números irão variar de acordo com o tipo de indústria e segmento. Setores como saúde, governo e educação terão um aumento na demanda de mão de obra qualificada para trabalhar com AI até 2019. Até o ano de 2025 serão criados 2 milhões de novos empregos relacionados a essa área.

Por outro lado, as vagas relacionadas a manufatura tendem a cair cada vez mais. Isso acontece porque a Inteligência Artificial irá aumentar a produtividade dos funcionários, mas em contrapartida eliminará cargos de níveis médios e baixos que executam tarefas rotineiras. As posições com habilidades qualificadas e especializadas nesta tecnologia terão um aumento significativo no mercado de trabalho.

O Gartner prevê que em 2022, um a cada cinco trabalhadores envolvidos em funções menos rotineiras usarão a AI para realizar algum tipo de demanda. A inovação chega para eliminar tarefas repetitivas ou previsíveis que serão substituídas pela Inteligência Artificial.

As indústrias precisam se preparar para este processo de mudanças assim como o trabalhador para investir em especializações nesta área e consequentemente se manter ativo no mercado de trabalho. [:]