Manutenção Preditiva: saiba como cuidar melhor das suas máquinas

Você já ouviu falar na manutenção preditiva e nos benefícios que ela pode trazer para o maquinário da sua empresa? Leia nosso artigo e saiba como nós, da LOGIC – Fábrica de Software, podemos te ajudar a realizar o procedimento com a qualidade que a sua empresa merece e a segurança que você precisa.

A manutenção preditiva é caracterizada pelo acompanhamento e monitoramento em tempo real de máquinas com o objetivo de analisar as condições de funcionamento do equipamento. A manutenção preditiva normalmente é realizada alternadamente com a manutenção preventiva. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, elas não são a mesma coisa.

Enquanto a manutenção preventiva se baseia na vida útil média de cada equipamento e não consegue acompanhar o que está acontecendo em tempo real, a manutenção preditiva se beneficia dos dados gerados continuamente por sensores dedicados, inteligência artificial (AI), CMMS (computerized maintenance management system, em inglês), bem como pelas informações coletadas através da Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT) e do machine learning e traça um perfil mais de funcionamento mais preciso, baseado nas medições de desempenho das máquinas. 

Uma das maiores vantagens da manutenção preditiva é que ela pode ser realizada com o equipamento em funcionamento. Não é mais necessário perder tempo e dinheiro deixando a máquina parada e/ou offline. De acordo com report da IndustryWeek® em parceria com a Siemens, estatísticas do Departamento de Energia dos Estados Unidos apontam que a manutenção preditiva pode fornecer uma taxa de aumento de 25 a 30% do retorno de investimento através de menores custos de manutenção, redução de 70 a 75% nas falhas de sistema e uma baixa de 35 a 45% no tempo de inatividade (downtime) no equipamento.

Com o auxílio da manutenção preditiva, o seu sistema “saberá” quais peças do maquinário estão com defeito, assim, ele solicitará a compra dos itens necessários e agendará o melhor dia e hora para realizar o serviço, designando o trabalho para a pessoa mais adequada para cumpri-lo. 

Siemens MindSphere e a manutenção preditiva

Na LOGIC – Fábrica de Software, somos parceiros da Siemens desde dezembro de 2018. Depois de obtermos a certificação da Siemens USA, nos tornamos aptos para desenvolver aplicações para a indústria 4.0 utilizando a plataforma MindSphere, um sistema operacional em nuvem que permite a conexão de máquinas, produtos e demais infraestruturas físicas ao mundo digital.

O MindSphere, além de te ajudar a interpretar os dados da sua empresa e produzir insights importantes sobre o bom funcionamento das máquinas, permite que você aproveite de todos os benefícios da manutenção manutenção preditiva. Conte com LOGIC – Fábrica de Software, a primeira empresa MindSphere Partner do Brasil e invista agora mesmo no futuro da sua empresa. 

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e surpreenda-se com nossas soluções.