Já há algum tempo o mercado de TI no Brasil vem crescendo de forma exponencial. Com o surgimento de novas tecnologias que podem melhorar o dia a dia nos mais diversos setores, a tendência é que esse mercado continue em alta por muito tempo, proporcionando o desenvolvimento necessário para que todas essas novidades sejam colocadas em prática.
Atualmente, o Brasil está entre os top 10 no mercado mundial desse setor, ficando em 9º posição. Na América Latina, fica em primeiro lugar, com 36,5% das vendas totais em TI nessa região, muito à frente do segundo colocado, México, que detém 22,9% do mercado.
Mercado de TI possui estimativas altas no Brasil
No geral, o país segue a tendência global, com uma grande e veloz expansão do segmento de Tecnologia da Informação. Mesmo com a crise abalando diversos setores em 2015 e 2016, os números tiveram uma pequena queda e em 2017 já voltaram a subir. Segundo o estudo realizado pela EMIS, a estimativa é de que até 2021 o mercado mantenha essa perspectiva de crescimento.
A pesquisa também revela que o setor de TI deve crescer 5% ao ano entre 2017 e 2021, chegando ao final deste último ano com um valor de US$ 25,8 bilhões em vendas.
Mais especificamente, citando a área de desenvolvimento de software, os principais investimentos serão em Cloud Computing, Internet das Coisas e Blockchain. Esse será o setor que irá impulsionar o mercado de TI no Brasil nos próximos anos.
Na América Latina, o cenário promete ser parecido com os anos anteriores. Dessa forma, o país segue na liderança absoluta em vendas do setor e estabilidade no crescimento do mercado, aumentando a demanda de TI nos mais variados projetos e buscando mão de obra qualificada para suprir essa necessidade.
É possível notar que o mercado de TI no Brasil oferece grandes chances de crescimento, mantendo-se assim pelo menos até o ano de 2021, apontando uma estabilidade para quem pretende investir na área e otimizando processos internos em suas empresas das mais variadas formas.[:]