Durante muitos anos, o desenvolvimento de software passou por alguns processos e melhorias para que as etapas fossem se adaptando da melhor maneira possível, visando a excelência dos softwares criados e originando, assim, o Desenvolvimento Ágil.
O método mais comumente utilizado há algum tempo era o cascata, que consiste em uma série de fases que devem ser realizadas exatamente na seguinte ordem:
- Requisito
- Projeto
- Construção
- Integração
- Teste e depuração
- Instalação
- Manutenção de software
Para que haja a continuidade do desenvolvimento do projeto no método cascata, todas as fases anteriores devem ser concluídas. A implementação do software somente é realizada depois da finalização total do projeto em questão.
Por conta de ser um processo mais demorado, em meados dos anos 90 foi criado o Desenvolvimento Ágil, que possui outro tipo de estrutura, visando tanto a qualidade de entrega quanto a agilidade do processo de criação dos sistemas.
Como funciona o Desenvolvimento Ágil?
O Desenvolvimento Ágil tem como objetivo priorizar a interação entre os indivíduos ao invés de focar nas ferramentas, assim há uma aproximação maior entre clientes com toda a sua equipe e desenvolvedores para que todos possam colaborar no projeto. Cada um tem uma visão diferente que pode auxiliar nas tomadas de decisões.
O funcionamento do software passa a ser prioridade total e documentar esse processo se torna uma atividade secundária do projeto. Ao invés de seguir um cronograma rígido e sem a possibilidade de variações, o Desenvolvimento Ágil preza as melhores alternativas para o desenvolvimento e execução do projeto.
O Desenvolvimento Ágil não é um modelo que tem o objetivo de banir o uso de ferramentas e planejamentos de um software. Sua proposta é ser flexível diante do desenvolvimento e execução, para que possam ser tomadas as melhores decisões dentro deste processo.
Para o cliente, a vantagem é de que os softwares são entregues no menor tempo possível, mas de forma contínua. As mudanças não representam um risco para o projeto inteiro, assim é mais flexível se houver a necessidade de ajustes para melhorar ainda mais o software.
Outra prática muito comum no Desenvolvimento Ágil é manter reuniões frequentes entre a equipe para que cada um se autoavalie, buscando formas de tornar seus processos mais eficazes e produtivos. A equipe possui autonomia para realizar suas tarefas, testando novos métodos e trabalhando continuamente para que os projetos sejam entregues da melhor forma possível.
A Logic Fábrica de Software possui o modelo de Desenvolvimento Ágil em seus processos, com flexibilizando as entregas e priorizando a ativação de valor ao software[:]