A Internet das Coisas continua revolucionando processos em todo o mundo, nos mais variados setores, e não seria diferente na inovação do transporte e serviços de logística. Segundo o Business Insider, até 2020 cerca de 90% dos veículos comerciais da América do Norte terão o gerenciamento de suas frotas conectado.
Essa tecnologia pode ser explorada de diversas formas para otimizar processos, inclusive no transporte, e melhorar esse tipo de serviço. As vantagens da adoção da IoT são inúmeras e podem ser aplicadas nos mais diversos casos.
O monitoramento da frota é algo essencial para as transportadoras, que precisam saber onde a carga está em tempo real. O cliente é exigente e quer saber exatamente onde a sua mercadoria está. O fato dos veículos estarem conectados permite que as informações sobre rota, trânsito entre outros sejam passadas instantaneamente, facilitando a tomada de decisões por parte dos gestores.
Ainda citando o benefício do monitoramento, com as frotas conectadas via IoT é possível otimizar as rotas para desviar de tráfegos intensos, analisar o consumo de combustível do veículo e até possuir um histórico tanto da frota, quanto do motorista, para realizar análises de desempenho.
Outra funcionalidade extremamente importante que a IoT possibilita é a prevenção de manutenção das frotas com o auxílio de softwares e sensores inteligentes que podem indicar quando é necessário fazer uma intervenção, seja por tempo de uso de uma determinada peça ou até por identificação de ruídos e mau funcionamento. Dessa forma, os atrasos na entrega por falhas de veículos podem ser evitados.
E por último, mas não menos importante, os veículos autônomos que seguem impressionando as pessoas com suas funcionalidades. Ainda estão em fase de testes em todo o mundo, mas os dados dos protótipos mostram que os carros testados apresentaram uma redução de 40% em acidentes de trânsito. Ajustando alguns fatores, é possível que esse número aumente para 90%.
Em uma parceria entre a Uber e a Otto, um caminhão autônomo realizou a primeira entrega do mundo em um veículo dessa categoria. Foram cerca de 200 km percorridos para entregar 45 mil latas de cerveja.
Em breve o transporte não só de cargas, mas também de pessoas, irá mudar e as novas tecnologias irão melhorar e otimizar as funções nos mais variados setores, transformando o cotidiano de todos. [:]