A Inteligência Artificial é um conceito de modelo de extração de conhecimento através da coleta de informações, a fim de tomar decisões coerentes baseadas nas análises realizadas. O objetivo central é deixar essa tecnologia mais autônoma possível com a inclusão de dados para que ela possa aprender por conta própria e se aprimorar cada vez mais, sem precisar que os desenvolvedores façam isso manualmente.
Na teoria, para que a IA seja bem executada depende da inserção de informações através de algoritmos inteligentes que processam dados do mundo real. Essa tecnologia consegue aprender com o usuário cada vez que ele adiciona novas informações. Em seguida, é realizada uma comparação entre o que foi recebido para prever quais ações serão mais bem sucedidas.
Segundo uma pesquisa realizada pela Sage, 64% dos empresários do país consideram a Inteligência Artificial como a principal tendência tecnológica de 2017. Dessa forma, é possível notar que as grandes companhias já têm conhecimento dos benefícios dessa aplicação e pretendem utilizá-la.
Inteligência Artificial e a Internet das Coisas
Além de serem duas das tecnologias mais abordadas na atualidade, a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas podem ser conectadas para trabalharem em conjunto. Nesse processo, a IA é capaz de analisar os dados recebidos através de um sistema para que sejam utilizados de forma otimizada pela IoT. Assim, é possível extrair o melhor das informações inseridas para desenvolver processos ainda mais assertivos.
Em um veículo autônomo, por exemplo, a Inteligência Artificial pode detectar quais são as preferências do usuário e transferir esses dados para a IoT, fazendo com que ela se adapte a essas informações sem que esse usuário precise repetir.
A Inteligência Artificial é muito abrangente e ainda está sendo analisada para compreender o que de fato será possível realizar a partir deste conceito que vai muito além da automatização de tarefas que são manuais.[:]