Menu

O que é DevOps?

O desenvolvimento de um software de qualidade sempre foi a prioridade de quem trabalha com isso, mas cada projeto tem suas particularidades e a perfeição se baseia na entrega daquilo que foi solicitado pelo cliente. Por isso, existem muitas práticas diferentes para a criação desses serviços com o objetivo de otimizar o processo e torná-lo ainda mais ágil.

Como funciona o método DevOps?

 

Dentro de um time de tecnologia da informação existem dois tipos de funções que são essenciais para o bom andamento dos projetos: desenvolvimento e operacional. Antigamente esses dois setores eram separados e não se comunicavam, o desenvolvimento criava o software e enviava a demanda para o operacionar testar suas funcionalidades.

 

Esse formato de trabalho atrapalhava em diversos momentos, pois como os profissionais atuavam de forma separada, havia desentendimento entre eles que acabava interferindo no andamento dos projetos, consequentemente atrasando a entrega das demandas.

 

O conceito de DevOps é unificar esses dois departamentos, para que ajam em conjunto visando a otimização do trabalho para que os projetos sejam criados desde o começo com a participação de ambos os profissionais, cada um com a sua percepção do que pode melhorar no decorrer do projeto.  

 

Resumidamente, DevOps é um modelo que preza pela simplificação dos processos, integração das áreas de desenvolvimento e operacional, aumento da qualidade do serviço prestado e diminuição do tempo de resposta para o cliente.

 

Com frequência, os softwares passam por diversas atualizações e a função do DevOps é auxiliar as empresas com relação a isso, orientando os profissionais de TI que devem gerenciar o uso do serviço para que essas atualizações não interfiram na rotina, mantendo a rápida adaptação.

 

Sendo assim, o DevOps possui alguns diferenciais como a integração de equipes, simplificação de processos, automação de tarefas, redução de custos entre outros benefícios.

 

A Logic Fábrica de Software utiliza o modelo DevOps para o desenvolvimento dos softwares, visando a integração de áreas e maior comunicação entre os desenvolvedores e os clientes. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe.