Menu

O que é Sprint e como aplicá-lo na metodologia Scrum?

Há muitos anos a forma de desenvolver softwares passou por diversas mudanças visando melhorar a entrega do mesmo. Sendo assim, algumas metodologias foram criadas com este intuito. O desenvolvimento ágil é uma delas, que incorporou a  metodologia Scrum, que tem o objetivo de incluir todas as pessoas envolvidas no projeto dentro do processo de criação do software.

Para que as etapas da metodologia Scrum sejam realizadas com sucesso, é utilizado um outro método que auxilia na execução dos processos: o Sprint. Com o Sprint em ação, é possível identificar as prioridades, facilitar a divisão do projeto em várias etapas e envolver toda a equipe para garantir uma boa execução do software.

O que é Sprint?

Sendo assim, o que é Sprint? O Sprint é a divisão das fases do projeto, onde são criados ciclos com prazos para cada um deles, podendo ser de uma semana, duas ou em alguns casos um mês.

Para criar os Sprints necessários, é realizada uma reunião com todo o time de desenvolvimento, o Product Owner (dono do projeto, geralmente é o cliente) e o Scrum Master (é quem faz a conexão do product owner com o restante da equipe). Cada um precisa expor suas necessidades e estabelecer qual será o caminho para a execução, com o objetivo de priorizar as funcionalidades que ativam valor ao sistema e atender às expectativas ao final do projeto.

Sendo assim, são estabelecidas todas as funções que o software precisará ter, baseadas nas necessidades apresentadas pelo Product Owner. Então é criado o Product Backlog, uma listagem de todas as funcionalidades que são desejadas e se estabelece a prioridade de cada uma delas. É nesta etapa que os prazos começam a ser definidos, levando-se em conta o que foi solicitado e o tempo necessário para seu desenvolvimento.

Para garantir os resultados esperados, são seguidos vários “Ritos” do Sprint, como Planning, Daily Meeting, Review e etc.

A mensuração de resultados é uma parte importante dos Sprints. Ao final de cada etapa, é importante verificar o processo de execução do projeto e analisar se é necessário fazer ajustes.

O Sprint é amplamente utilizado em empresas que desenvolvem softwares baseados na metodologia ágil, assim como a Logic, visando maior eficiência em todos os seus projetos.