Menu

O que é transformação digital e como aplicá-la?

A transformação digital está sendo amplamente discutida dentro das empresas que têm o objetivo de estarem sempre atualizadas tecnologicamente, seguindo a evolução do mercado!

Para adotar a transformação digital, não basta apenas digitalizar os documentos, eliminando os papéis impressos, até porque essa prática já está muito difundida. Isso é apenas uma pequena parte do processo que vai muito além da digitalização e automação.

A transformação digital está diretamente ligada à mudança na forma de gerir os negócios, para que sejam explorados todos os tipos de tecnologias disponíveis, desenvolvendo assim um modelo digital para toda a empresa, desde seus processos internos até os serviços e produtos que são oferecidos aos clientes. Dessa forma, haverá uma revolução no formato atual de trabalho, independente do setor, já que é possível aplicar a transformação digital em qualquer segmento.

O principal objetivo da transformação digital é criar ganhos na produtividade de uma maneira geral, melhorando a experiência do cliente, automatizando processos e auxiliando na tomada de decisões, além de reinventar os serviços e produtos que podem ser oferecidos.

Para entender melhor o cenário digital, atualmente existem cerca de 7 bilhões de dispositivos móveis em uso e 11 bilhões de coisas conectadas à internet. Além disso, cerca de 90% de todos os dados armazenados mundialmente foram criados nos últimos dois anos e tecnologias como cloud computing se tornaram essenciais.

Dessa forma, os consumidores estão conectados o tempo todo, transitam entre plataformas sem dificuldade e necessitam de experiências imediatas. Assim, o principal objetivo das empresas é acompanhar esse novo comportamento, oferecendo soluções cada vez mais ágeis e personalizadas. Um exemplo simples é o fato de que praticamente todos os últimos lançamentos de carros possuem algum tipo de conectividade ou interação com o usuário. É o mercado se adaptando às novas exigências.

A transformação digital chegou para revolucionar diversas áreas como um todo, onde cada uma delas terá o seu foco. Por conta disso, o setor de Tecnologia da Informação está crescendo cada vez mais, um reflexo dos novos investimentos em Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Cloud Computing e diversas outras soluções tecnológicas que estão transformando o mercado.