Logic Fábrica de Software

Segurança da informação em IoT

A Internet das Coisas está revolucionando o mundo com as suas infinitas possibilidades de interligar objetos reais ao mundo virtual. De acordo com projeções realizadas pela Cisco, até 2020 cerca de 50 bilhões de coisas já estarão conectadas o que levanta a necessidade também da segurança da informação em IOT.

Atualmente já é possível ver a atuação da Internet das Coisas em diversos lugares como por exemplo: geladeiras inteligentes que apontam quando faltam alimentos, pulseiras esportivas que indicam o desempenho dos atletas ou transportes públicos que mostram com precisão a hora em que irão passar pelo ponto. Além disso, carros e cidades inteligentes estão começando a se tornar realidade e em breve tudo poderá ser conectado.

Para que a IoT tenha excelência em suas funções, é imprescindível estruturar a segurança da informação. A Internet das Coisas cria e armazena uma quantidade muito grande de dados na nuvem e os objetos que estão conectados também precisam de privacidade e proteção.

Em muitos casos, a equipe de segurança da informação precisa ter soluções customizadas de acordo com cada situação, com redes que possam suportar qualquer tipo de ação de hackers. O comprometimento para que medidas sejam tomadas é essencial para o bom funcionamento das ferramentas e, consequentemente, de toda a empresa. Quando dados são perdidos, as consequências podem ser catastróficas, o que pode, em casos extremos, levar o negócio à falência.

O ideal é que a equipe de TI consiga monitorar em tempo real o desempenho do dispositivo conectado à rede, atentando-se para possíveis tentativas de ataques. Assim, as medidas de proteção podem ser tomadas de forma instantânea, garantindo a eficiência da segurança.

A tendência é que cada vez mais dispositivos estejam conectados através da Internet das Coisas e se a sua empresa optar por utilizar essa ferramenta, é necessário priorizar a investimentos em segurança. [:]